quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Evolução da Barbie

O objetivo da Barbie, além da brincadeira das meninas, sempre foi registrar a moda da época. Assim, os modelos e as roupas da boneca variam de acordo com o período em que são lançadas.

Como foi criada na década de 50, seu primeiros modelos eram compostos por vestidos rodados, saias de bolinha, camisas, calças cigarretes, luvas, entre outros acessórios que representavam a moda dos anos 50.
A partir dos anos 60, além de acompanhar as tendências da moda, a Barbie passou a caracterizar personalidades famosas, como a Jacqueline Kennedy, trajando tailleur cor-de-rosa, que representava a elegância e o bom gosto da primeira dama americana. NO ano de 1965, as pernas da boneca tornaram-se mais flexíveis e em 1968 seu rosto ficou ainda mais jovial, com cílios longos e olhos azuis. No fim da década, suas roupas eram coloridas, com estampas floridas e o acessório principal eram os grandes óculos.

Na década de 70, a Barbie representou a juventude da época, usando mini-saias, cabelos mais longos e visual hippie. Nos anos 80, uma nova característica marcou a evolução da Barbie. Passaram a ser vendidos modelos que se vestiam de acordo com a cultura de diferentes países, como o México, o Chile, a Jamaica, o Brasil, Japão, entre outros. A intenção foi aproximar a boneca da realidade das crianças que com ela brincavam e aumentar ainda mais as vendas.

A partir da década de 90 começaram a surgir os colecionadores de Barbie, pois a variedade de modelos estava crescendo cada vez mais e as meninas cresceram, deixando a brincadeira de lado, mas mantendo a paixão pela boneca.

No início do século, outra novidade marcou o mundo da Barbie. As Barbyes passaram a ser estrelas de Hollywood, estrelando filmes como “Barbie e o Quebra Nozes” e “Rapunzel”, por exemplo.
Hoje, é possível encontrar todos os tipos de Barbie, com modelos diferentes não só nas roupas, mas no tamanho, no tipo e cor de cabelo, no tom de maquiagem, na cor da pele, entre outras características que aumentam ainda mais a vontade das crianças, fazendo com que elas queiram comprar todos os tipos de Barbie que existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário